18 de jun. de 2010

Subfilo: Cephalochordata


Os cefalocordados são um grupo pequeno de animais marinhos que são semelhantes aos peixes e estão representados por cerca de 30 espécies, geralmente são nomeados anfioxos (animais pequenos com corpo alongado e achatado lateralmente), onde vivem enterrados na areia com apenas uma extremidade de fora.

Estes animais apresentam as 3 principais características dos cordados, por isso são considerados por alguns como um ancestral hipotético deste filo. Os cefalocordados se diferem dos demais cordados porque conservam no adulto as características do filo, com notocorda dorsal estendendo-se desde a extremidade anterior até a ponta da cauda.

Seguem abaixo as principais características dos seguintes processos:

-Respiração e alimentação: A respiração dos cefalocordados é feita por brânquias, e com a circulação de água no seu interior, as partículas alimentares são empurradas da faringe para o sistema digestivo, portanto se alimentam por filtração.

-Reprodução: É geralmente sexuada, com sexos separados por fecundação externa. Os gametas são liberados para o exterior pelo átrio quando estão maduros. Do ovo resulta uma larva que cresce e gradualmente se forma com as características do adulto.

-Digestão: Os cefalocordados possuem tubo digestório completo (com boca e ânus). São animais filtradores, e a boca é a responsável por essa função, circundada por cirros que impedem a entrada das partículas grandes. Possuem cílios que movimentam a água e as partículas de alimento para as fendas branquiais e os cirros bucais. Os alimentos são digeridos por enzimas produzidas pelo ceco hepático.

-Excreção: Na região dorsal, existem células termiais denominadas solenócitos. Os produtos finais são lançados pelo átrio, onde são eliminados para o exterior.



Fonte: Bio II (Sônia Lopes, editora moderna), www.infoescola.com, www.wikipedia.org.br, www.curlygirl.no.sapo.com/cefalocordados
(Escrito por: Felipe Rohen, Dhuann Fiori e Felipe Macedo, revisado pelo grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário