29 de jun. de 2010

Classe: Chondrichthyes

(Tubarão)

Nesta classe estão os peixes cartilaginosos, como o tubarão e as raias. Seu esqueleto é formado apenas por cartilagens. Nos adultos, persistem restos de notocorda entre as vértebras.
As principais características dos condrictes são:
  • Esqueleto cartilaginoso.
  • Possuem nadadeiras pares e ímpares.
  • A epiderme é formada por escamas placóides (em formato de losango) de origem dermoepidérmica, semelhante ao dente humano.
  • A boca é ventral e transversal, com mandíbulas e várias fileiras de dentes pontiagudos, que são escamas modificadas. O intestino apresenta uma válvula espiral que termina numa cloaca ou no ânus (existem livros que admitem os dois e livros que admitem só a cloaca ou só o ânus).
  • Não possuem bexiga natatória.
  • Possuem cinco a sete pares de fendas branquiais que com excessão das quimeras, não estão cobertas pelo opérculo (vulgarmente chamado de guelras).

Os condrictes podem ser classificados em dois grupos:

Holocephali:

(Quimera)

Estão representados pelas quimeras, possuem calda longa e flexível, olhos grandes, ausência de escamas revestindo o corpo, possuem brânquias protegidas por opérculo, habitando águas oceânicas de baixa temperatura.

Selachii ou Elasmobranchii:

(Raia)

Representado pelo tubarão e pela raia, com aproximadamente 790 espécies, os organismos deste grupo chegam a medir de 6 a 20 metros de comprimento e possuem fendas brânquias descobertas.


Fontes: Bio II (Sônia Lopes, editora moderna), http://www.infoescola.com/
(Escrito por Rebeca Magalhães e revisado pelo grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário