Nesta classe estão os peixes cartilaginosos, como o tubarão e as raias. Seu esqueleto é formado apenas por cartilagens. Nos adultos, persistem restos de notocorda entre as vértebras.
As principais características dos condrictes são:
- Esqueleto cartilaginoso.
- Possuem nadadeiras pares e ímpares.
- A epiderme é formada por escamas placóides (em formato de losango) de origem dermoepidérmica, semelhante ao dente humano.
- A boca é ventral e transversal, com mandíbulas e várias fileiras de dentes pontiagudos, que são escamas modificadas. O intestino apresenta uma válvula espiral que termina numa cloaca ou no ânus (existem livros que admitem os dois e livros que admitem só a cloaca ou só o ânus).
- Não possuem bexiga natatória.
- Possuem cinco a sete pares de fendas branquiais que com excessão das quimeras, não estão cobertas pelo opérculo (vulgarmente chamado de guelras).
Os condrictes podem ser classificados em dois grupos:
Holocephali:
(Quimera)
Estão representados pelas quimeras, possuem calda longa e flexível, olhos grandes, ausência de escamas revestindo o corpo, possuem brânquias protegidas por opérculo, habitando águas oceânicas de baixa temperatura.
Selachii ou Elasmobranchii:
(Raia)
Representado pelo tubarão e pela raia, com aproximadamente 790 espécies, os organismos deste grupo chegam a medir de 6 a 20 metros de comprimento e possuem fendas brânquias descobertas.
Fontes: Bio II (Sônia Lopes, editora moderna), http://www.infoescola.com/
(Escrito por Rebeca Magalhães e revisado pelo grupo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário